O Sindetran-MS participou, na tarde desta terça-feira (02), de uma reunião técnica com a equipe da Secretaria de Administração (SAD), representada por Léa Maria de Souza Ribeiro e Terezinha Arantes Bernardes, para dar continuidade às tratativas sobre a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) do Detran-MS.
Também estiveram presentes os membros da Comissão do PCCR: Emerson Tiogo da Silva, Otílio Ruben Ajala Júnior, Lidiana de Freitas dos Santos e Jean Carlo Lacerda, além da servidora Elizangela Ximenes de Oliveira, de Dourados, convidada para contribuir tecnicamente no debate.
Durante o encontro, foram discutidos pontos decisivos que ainda dependem de definição do Governo do Estado, como:
- Reconhecimento da categoria como carreira da segurança pública;
- Estrutura da carreira e funções exclusivas;
- Desenvolvimento funcional (progressão e promoção);
- Benefícios financeiros e composição da tabela salarial.
“Apesar dos avanços técnicos, ainda há entraves que impedem o fechamento da proposta — entre eles questões do limite prudencial, definição sobre o enquadramento na segurança pública e ajustes de gestão, enquadramento e atribuições", explica Bruno Alves, presidente do sindicato.
Alves ainda reforça que “O PCCR não trata apenas de remuneração, mas de segurança jurídica, proteção das atribuições, modernização da carreira, prevenção contra terceirizações e melhoria do serviço público prestado à sociedade”.
A entidade também alertou para a situação crítica da categoria, que está há mais de 10 anos sem concurso público, enfrenta evasão de servidores e possui uma carreira defasada frente ao aumento das demandas do Detran.
O sindicato ressaltou ainda que os servidores do Detran cumprem papel estratégico na segurança viária, área que tem impacto direto na redução de acidentes e mortes no trânsito.
O Sindetran-MS permanece mobilizado e aguarda posição do Governo para avançar na proposta. Caso necessário, novas ações serão deliberadas pela categoria.